Cuidados para a Terceira Idade


Especializada em cuidados para a saúde da melhor idade, o Villa Anna oferece hospedagem e serviços de enfermagem 24 horas, avaliação e acompanhamento médico, 6 refeições diárias balanceadas por nutricionista e serviços de hotelaria completo.  

 

A missão do Residencial consiste em garantir cuidados essenciais e específicos na Terceira Idade, bem como qualidade de vida através da integração social e da participação em atividades interdisciplinares.

 

O Residencial Villa Anna prioriza o total acesso da família aos hóspedes para que tenham tranquilidade e certeza de que seu familiar está sendo cuidado por profissionais qualificados, da melhor maneira possível. Além disso, para que desfrutem ao máximo do prazer da convivência familiar.




 

 

O principal objetivo é transmitir amor, 
afeto e respeito aos hóspedes, 
para que eles sintam-se em casa.

 

 

SERVIÇOS

  • ATENDIMENTO PERSONALIZADO, ADEQUADO À ROTINA INDIVIDUAL
• CUIDADOS E ATENÇÃO ESPECÍFICOS
• ESTÍMULO AO CONVÍVIO SOCIAL
• SUPORTE PROFISSIONAL 24h.
• INFRAESTRUTURA ADAPTADA.

 

NOSSOS SERVIÇOS PRESTAM-SE A:



  • CENTRO DIA

    O hóspede passa o dia usufruindo de toda a infraestrutura e cuidado, retornando para sua casa ao final do dia.



  • TEMPORÁRIO

    O hóspede permanece por período
    pré-determinado. Indicado para
    períodos de ausência de 
    familiares ou convalescença
    .



  • RESIDENTE

    O hóspede tem atenção
    e cuidados permanentes
    com tempo de residência
    indeterminado.

PLANOS FLEXÍVEIS

O Residencial Geriátrico Villa Anna oferece planos de hospedagem flexíveis, que se adaptam às necessidades de cada hóspede.

ESTRUTURA VOLTADA ÀS NECESSIDADES DO IDOSO

O espaço Villa Anna é adequado às condições e necessidades dos hóspedes. Sendo o ambiente doméstico grande responsável por acidentes com idosos, construímos sob a ótica da redução de riscos, sem a perda do conforto e bem-estar.

  • Espaço amplo

    A amplidão do espaço permite a inserção de uma estrutura que contemple todos os ítens necessários à boa vivência.

  • Contato com a natureza

    Jardins planejados e integrados a plantas nativas proporcionam o ar fresco e a paz tão caras à sensação do bem-estar.

  • Acomodações

    Os quartos e banheiros são adaptados, preparados para receber pessoas que passaram por cirurgias e com mais de 60 anos

  • Área de Lazer

    Possuímos uma piscina para os trabalhos de fisioterapia e dar qualidade de vida através da integração social para os idosos

AINDA:
SALA DE VIDEO, JOGOS E PASSATEMPOS  | QUARTOS INDIVIDUAIS E COMPARTILHADOS
PISCINA E SOLARIUM | APOIOS DE LOCOMOÇÃO E EQUILÍBRIO | BIBLIOTECA
 
ESTRUTURA PROFISSIONAL
O Residencial Villa Anna conta com uma equipe de profissionais selecionados
para cuidar de cada aspecto no tratamento ao hóspede. Gente capacitada 
que conhece suas responsabilidades. 

• CUIDADORES             
• ENFERMEIROS
• NUTRICIONISTAS
• PSICÓLOGOS

 

• CAMAREIRAS
• COZINHEIROS
• FISIOTERAPEUTAS

• RECREADOR

 

OUTRAS MATÉRIAS

  • <<<
  • >>>
  • Como ortopedista, recebo muitos pacientes idosos com queixas de dores musculoesqueléticas generalizadas. Elas ocorrem pelo fato de o envelhecimento celular ocasionar uma desordem da homeostenose (perda de reservas orgânicas e funcionais que é uma característica inerente do avançar dos anos), promovendo declínio estimado de algumas funções e maior vulnerabilidade a doenças em todo o corpo como as cardiovasculares, infecções, neoplasias e no caso da minha especialidade: as artropatias e doenças degenerativas osteomusculares.

    Na terceira idade (estabelecida a partir dos 65 anos pela Organização Mundial da Saúde) as dores articulares e degenerativas aumentam e ocorre a redução da capacidade funcional, por isso é importante manter a independência e prevenir a incapacidade, reabilitando esses pacientes e garantindo qualidade de vida. A atividade esportiva ajuda a prevenir e melhorar as condições físicas e mentais do paciente geriátrico, desde que bem orientado e medicado (quando necessário).

    Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais, gastam em média, 10 horas ou mais por dia sentado ou deitado, tornando-os o grupo etário mais sedentário. Eles estão pagando um alto preço por sua inatividade, com maiores taxas de quedas, obesidade, doenças cardíacas.

    Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais importante permanecermos ativos, pois nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.

    Há fortes evidências de que as pessoas que estão ativas têm um menor risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e demência. Do ponto de vista ortopédico melhora a mobilidade articular, alongamento e flexibilidade, isso sem falar na resistência física e muscular que melhora com a prática esportiva.

    Se você não tem dor e pratica esporte, irá reduzir o risco de doença mental, ser capaz de sair e ficar bem independente na velhice. É aconselhado a manter-se sempre em movimento. Pode começar com uma simples caminhada diária de 15 minutos, ou 3 vezes por semana de 20 minutos. Obviamente, esses valores terão que ser adequados a cada perfil. 

    Consideramos atividade física o que faz seu corpo se manter em movimento com aumento da frequência cardíaca em pelo menos acima de 10% da basal. Pode incluir desde uma simples caminhada até a prática de esportes coletivos. Idealmente, podemos tentar alguma coisa todos os dias, de preferência em episódios de 10 minutos ou mais. Uma forma de atingir o que a OMS considera ideal (150 minutos de atividade moderada)  é fazer 30 minutos em pelo menos cinco dias por semana, sendo que 75 minutos de atividade rigorosa mais de uma vez por semana é tão benéfico quanto 150 minutos de atividade moderada.

    Exemplos de atividades aeróbicas de intensidade moderada incluem andar rápido, dançar, hidroginástica ou natação, andar de bicicleta em terreno plano ou com poucas colinas, jogar tênis ou peteca de duplas. Além da parte aeróbica tente orientar fazer algumas atividades que trabalham os músculos. Isso pode incluir musculação, pilates, yoga, tai chi ou outras artes márcias. 

    Tarefas diárias, como fazer compras, cozinhar ou trabalho doméstico, não contam para seus 150 minutos, porque o esforço não é forte o suficiente para aumentar a sua frequência cardíaca, embora eles ajudem a quebrar o tempo de sedentarismo.

    Nunca é tarde demais para adotar um estilo de vida mais ativo. Adultos mais velhos que estão ativos irão reduzir risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral a um nível semelhante como as pessoas mais jovens que estão ativos. Se por outro lado esteve inativo por um tempo, você pode construir sua atividade gradualmente até atingir os níveis recomendados. Você ainda vai ver melhorar a sua saúde no processo, e vai ver reduzir o risco de quedas e de outras doenças. 

    Vamos começar?

    Texto de Ana Paula Simões

    Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. www.anapaulasimoes.com.br

    terceira idade atividades

    Todo mundo já sabe a importância da prática de atividades físicas. E os benefícios aumentam proporcionalmente com o tempo: quanto mais se pratica atividade física durante a vida, menores serão as chances de se desenvolver doenças crônico-degenerativas. Mas se você foi sedentário, calma! A prática de exercícios na terceira idade também proporciona melhoras em diversos aspectos.

    Na terceira idade, a atividade física ajuda no combate à obesidade, evitando também o surgimento da diabetes, reduz a perda de massa óssea, diminui os riscos de quedas e de fraturas, melhora da capacidade aeróbica, redução das dores existentes nas doenças como artrose, problemas na coluna, tendinite e artrite. Ela ajuda também no aumento da flexibilidade, velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla a diabetes e apresenta sensação de bem-estar e autoestima. Além disso tudo, a prática de exercícios aumenta a autonomia, promove maior sociabilidade e independência pessoal, previne o surgimento de doenças relacionados ao envelhecimento, aumento do bem-estar, diminuição da depressão e da ansiedade e controle de peso corporal.

    As pessoas nessa fase da vida devem procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade, por mais simples que ela possa parecer. Esse profissional irá fazer uma avaliação clínica completa, que irá estabelecer os limites ou não para determinada atividade. Recebendo a aprovação do médico, o próximo passo é procurar orientação de profissionais de educação física, escolher o exercício que mais agrada e, principalmente, respeitar os próprios limites.

    Essas atividades irão trazer benefícios em três aspectos:
    – Social: aumenta a interação entre os indivíduos da mesma idade e os insere na sociedade;
    – Psicológico e/ou neurológico: exercícios melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão e estimulam a memória e a aprendizagem;
    – Físico: aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea. Também diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue), entre outros benefícios.

    Genericamente, recomenda-se para o idoso exercícios do tipo aeróbio, de musculação e de flexibilidade, pois são capacidades que sofrem significativo declínio com o avançar da idade. Porém, eles devem ser feitos com moderação. Caso contrário, pode ocorrer um desgaste das articulações, causando artrose, um problema que provoca dor, deformações e limitação dos movimentos. A freqüência pode variar de uma a três vezes por semana, com média de duração para cada sessão de 20 a 60 minutos.

    Conheça as atividades mais recomendadas e os seus benefícios:
    – Natação: aumenta a disposição no dia a dia, melhora a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, diminuindo a incontinência urinária, e ajuda na realização de atividades simples que antes eram difíceis, como varrer um cômodo da casa.
    – Pilates: aumenta a força, a flexibilidade e o controle muscular, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, fortalece os músculos, previnelesões, aumenta a autoestima e diminui as dores musculares.
    – Musculação: diminui as dores causadas pela artrose nos joelhos, ajuda no tratamento contra artrose, osteoporose e insuficiência cardíaca, auxilia na flexibilidade e nas atividades diárias, fortalece a musculatura (perdida após os 50 anos).
    – Dança: a música, as mãos dadas e o balançar rítmico dos corpos geram sentimentos positivos de carinho, paz e amizade. Durante as aulas, os bloqueios emocionais diminuem, facilitando a interação biopsicossocial. Minimiza a depressão e a pressão alta, a ponto de diminuir a medicação usada para o tratamento.
    – Hidroginástica: além de causar pouco impacto, pois é realizada na água, melhora do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e a autoestima, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular e diminui a necessidade de medicamentos.


    • NOME
    • E-MAIL*
    • TELEFONE
    • ASSUNTO
    • MENSAGEM

    Villa Anna Residencial Geriátrico
    Rua Santos Dumont, 200 |  Vila Industrial
    Adamantina, SP | CEP 17800 -000
    Fone: 18 3522 1282 / 18996323520
    contato@villanna.com.br  Clique e chame no WhatsApp https://wa.me/5518996323520
    https://wa.me/5518996323520